Como evitar alagamentos em data centers com a ajuda da Envolve Ambientes Seguros?

out 26, 2020, 13:50 by Equipe de Comunicação Envolve

Como evitar alagamentos em data centers com a ajuda da Envolve Ambientes Seguros?

Temporal, problemas de infraestrutura ou até mesmo o disparo dos sprinklers de proteção contra incêndios. Estas e outras situações podem ocasionar alagamentos no ambiente que armazena um data center e, consequentemente, gerar a perda de dados vitais para o funcionamento de organizações privadas e públicas.

Um caso marcante aconteceu em 2015 no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Após um forte temporal no mês de Outubro, o prédio-sede sofreu alagamento e teve as suas instalações técnicas, equipamentos, serviços de informática e de telefonia atingidos.

Ao longo de um dia inteiro, os serviços e sistemas do Data Center foram interrompidos. O resultado? Toda a distribuição de processos, realização de audiências, sessões de julgamentos, perícias e demais operações foram prejudicadas.

Situações como esta levam a prejuízos milionários. No TJRS, por exemplo, a estimativa foi de R$ 1,5 milhão em prejuízos.

Como garantir a segurança de um data center contra ameaças externas

Principalmente em épocas chuvosas, como a primavera, de que forma as empresas e órgãos públicos podem se proteger? A solução é investir em ambientes seguros de qualidade, como os fabricados e projetados pela Envolve.

A infraestrutura contratada pode ser no formato tradicional – com módulos adaptáveis – ou em container. Ambos possuem portas e painéis 100% isolados e protegidos contra alagamentos, incêndios, poeira, arrombamentos, uso de eletromagnetismo, entre outras ameaças.

Mesmo que o espaço ao redor do data center sofra um alagamento ou incêndio – exigindo o uso de jatos de água – o ambiente interno que protege servidores, computadores e roteadores continuará protegido e seco.

Para garantir a eficácia destes ambientes, a Envolve realiza diversos testes simulando situações reais. E muitos deles são certificados por entidades reconhecidas internacionalmente e nacionalmente.

Especificamente em relação à proteção contra a água, os ambientes seguros passam por um ensaio de estanqueidade à água por atuação de sprinklers, conforme procedimento UL 00-GC-P0949.

Como contratar os serviços da Envolve?

Desenvolvemos diversos tipos de ambientes seguros, como sala segura, contêiner seguro, rack cofre, sala de pânico e DCMPF (data center modular pré fabricado).

Com uma ampla variedade de soluções com certificações e testes, nossos clientes se sentem muito mais seguros em confiar as informações e os bens valiosos da sua empresa às nossas estruturas modulares.

Entre as certificações conquistadas, oferecemos o grau de proteção IP-66 contra o ingresso de poeira e de jatos potentes de água, de acordo com a norma NBR IEC 60529:2017. Fornecemos ainda proteção contra a penetração de água por ação de jato d’água após exposição ao fogo por 60 minutos de acordo com a norma ASTM E2226-15b:2016.

Quer saber mais sobre estas e outras soluções? Entre em contato conosco e conte mais sobre as necessidades da sua empresa: comercial@envolvebr.com

(11) 3522-9604

(41) 3514-5172