Alta criminalidade torna necessário o investimento em salas seguras

fev 10, 2021, 18:38 by Equipe de Comunicação Envolve

 

Alta criminalidade torna necessário o investimento em salas seguras

As salas seguras são amplamente usadas por órgãos públicos, como delegacias e tribunais, para armazenar itens valiosos que não podem ficar à mercê dos criminosos. Entre os bens protegidos destacam-se armamentos, obras de arte e até mesmo dinheiro em espécie.

Mas, a estrutura de uma sala segura vai muito além do que apenas um cômodo com paredes espessas. São necessários diferentes recursos de segurança física para evitar que chuva, incêndio e outras ameaças externas coloquem em risco a integridade dos itens valiosos.

Cenário do crime no Brasil

Antes de aprofundarmos as especificações técnicas de um ambiente seguro, é preciso entender os motivos que levam as empresas a investirem nesse tipo de infraestrutura. O Brasil é um país com um altíssimo número de roubos, tanto a pessoas físicas quanto empresas e comércios.

Dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) evidenciaram que o comércio teve um prejuízo de mais de 1 bilhão de reais em 2018, fruto de roubos e furtos. O segmento bancário é outro que sofre bastante com o crime. Porém, com o investimento em tecnologias e salas seguras, o setor tem conseguido reduzir as perdas.

Em 2000, foram registrados 1.903 assaltos a bancos. 19 anos depois, o número caiu para 119. Informações da Febrabam mostram que as instituições bancárias estão investindo fortemente em câmeras de visão noturna, sensores, análise facial e, é claro, reforço físico. A estimativa é de que os investimentos em TI somem mais de R$ 19 bilhões anualmente.

Como a infraestrutura de uma sala segura impede a ação dos criminosos

Uma sala segura é um ambiente interno projetado exclusivamente para cada empresa contratante. A estrutura é desenvolvida com diferentes recursos, tanto nas paredes quanto na porta, para impedir o acesso de pessoas não autorizadas e evitar que arrombamentos e até mesmo incêndios atinjam os bens que estão protegidos dentro deste ambiente.

Para que sua empresa tenha um ambiente seguro, é preciso entrar em contato com uma marca especializada, como é o caso da Envolve. Nós somos uma fabricante brasileira de salas seguras, racks seguros, racks containers e mini data centers.

Todos os nossos produtos são reconhecidos e certificados por instituições nacionais e internacionais. Entre as principais certificações, estão:

  • Proteção corta fogo em situações de até 240 minutos de incêndio - NBR 10636 :1989 e NBR 6479 :1992
  • Proteção contra a entrada de água, poeira e gases corrosivos - IP66 - NBR IEC 60529:2017
  • Proteção contra arrombamento- WK4 - EN 1627:2011 e EN 1630:2016
  • Proteção de eficiência de blindagem eletromagnética- EN-50147-1:1996
  • Proteção contra jatos potente d'água após 240 minutos de fogo - ASTM E 2226-15b:2006
  • Proteção contra jato de sprinklers - UL 00-GC-P0949

 

Outro destaque da infraestrutura Envolve é que existe uma grande preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos colaboradores. A proteção contra incêndio, por exemplo, mesmo em contato com o fogo não gera fumaça tóxica, que é extremamente prejudicial à natureza e pode colocar em risco a saúde de quem está na empresa naquele momento.

Para conhecer nosso showroom ou solicitar um orçamento personalizado, confira os nossos pontos de contato abaixo:

comercial@envolvebr.com

(11) 3522-9604

(41) 3514-5172