O que é uma sala segura?

ago 28, 2020, 18:55 by Equipe de Comunicação Envolve

O que é uma sala segura?

Afinal, o que é uma sala segura? O termo é fácil de entender, mas sua complexidade vai muito mais além. Um ambiente seguro utiliza materiais e tecnologias para proteger bens de valor contra o acesso de pessoas não-autorizadas e de forças externas, como incêndios e tempestades. Bancos, multinacionais e museus são alguns exemplos de entidades que possuem ambientes seguros.

Inúmeros itens de valor podem ser armazenados em uma sala segura: documentos, acervos, obras de arte e armamentos. Outra utilização bastante frequente é para proteger data centers, que são responsáveis por armazenar, receber e transmitir constantemente dados empresariais. Em muitos casos, a interrupção no fornecimento de energia elétrica aos equipamentos ou até mesmo danos físicos na infraestrutura podem gerar perdas de milhões de reais em poucas horas para uma organização.

Como uma sala segura é criada?

sistema modular é um dos formatos mais modernos atualmente para compor uma sala segura. Nele, painéis modulares com ou sem porta, e que podem ser desmontados sem danificar a estrutura, são encaixados entre si para criar um local com proteção máxima contra diversos elementos externos:

  • fogo
  • água
  • furtos
  • arrombamentos
  • eletromagnetismo
  • efeitos abrasivos
  • poeira e fumaça
  • gases corrosivos
  • acesso de pessoas não autorizadas

 

Estes painéis desmontáveis são bastante dinâmicos e se adequam conforme o crescimento da empresa e do estoque de itens valiosos. Se a organização necessita aumentar seu data center, por exemplo, é possível ampliar a sala segura para os lados. O mesmo acontece se um museu receber um grande acerto de obras de artes a partir de determinado mês.

No caso específico da Envolve Ambientes Seguros, que projeta e fabrica salas seguras moduladas, os painéis já são produzidos previamente, o que agiliza a criação da infraestrutura. Enquanto um ambiente protegido tradicional pode levar até oito meses para ficar pronto, na versão modular esse tempo cai para menos de três meses.

Agora que você já sabe o que é uma sala segura, entenda como é a estrutura interna dela

Uma sala segura não é apenas um cofre ou um conteiner, e sim uma estrutura complexa com ligações elétricas, sistema de ventilação, monitoramento por câmeras e diversos outros elementos. No caso específico de ambientes que armazenam data centers, o cuidado com a climatização e refrigeração é redobrado devido às chances de superaquecimento dos computadores. Para entender mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre a importância da climatização em data centers.

Todo o material que reveste uma sala segura é blindado e capaz de suportar altas temperaturas e umidade externas sem colocar em risco os produtos de valor armazenados internamente.

Na Envolve, estas e outras situações são simuladas para garantir a confiabilidade do ambiente. Todos os materiais e componentes da solução são elementos de alto desempenho e cada um foi selecionado para garantir a eficiência na proteção, tudo isso comprovado através de certificações emitidas por órgãos reconhecidos internacionalmente e também pelo INMETRO.

Agora que você sabe o que é uma sala segura, entre em contato conosco para, juntos, planejarmos o melhor ambiente para proteger os ativos valiosos da sua empresa. Clique aqui para conversar com a equipe Envolve.