Armazenamento de arquivos correntes, intermediários e inativos

jan 21, 2021, 21:57 by Equipe de Comunicação Envolve
 

O armazenamento de arquivos físicos exige um ambiente preparado contra a ação do tempo, incêndio e outros riscos que possam danificar os materiais.

Mesmo com a popularização dos ambientes em nuvem, nem todos os documentos podem ser mantidos somente na versão digital. A necessidade do armazenamento físico de arquivos ainda é presente em grande parte de empresas, principalmente nos órgãos públicos que lidam com milhares – ou até mesmo milhões – de informações sigilosas dos cidadãos brasileiros.

Armazenamento de arquivos correntes, intermediários e inativos

Existe, inclusive, uma legislação que obriga o Poder Público a manter diversos tipos de arquivos. O trecho da Lei nº 8.159 diz: “É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação”.

Um dos grandes desafios para acondicionar documentações é escolher o ambiente mais adequado. Isso porque escritórios tradicionais ou salas de estoques estão vulneráveis à ação de diferentes agentes, como roedores, umidade, incêndios, chuva, luminosidade excessiva e outros elementos.

Muitas empresas acabam mantendo suas documentações e registros em locais sem a adequação necessária, como uma pequena sala sem nenhum tipo de ventilação ou até mesmo no subsolo, correndo risco de os materiais mofarem, além de ficarem em difícil acesso.

Salas seguras no armazenamento de arquivos

Uma infraestrutura que tem ganhado destaque no Brasil são as salas seguras, conhecidas também como ambientes seguros. Trata-se de estruturas com diferentes dispositivos de segurança que protegem tudo o que está dentro delas, sejam contratos impressos, acervos artísticos, dinheiro e até mesmo armamentos. Todo o tipo de organização pode se beneficiar com o projeto de uma sala segura.

A Envolve Ambientes Seguros é uma das únicas empresas brasileiras que fabricam e desenvolvem salas seguras, auxiliando desde o projeto até a montagem da estrutura contratada. Os locais possuem classificação de proteção contra o fogo, painéis e portas CF ensaiados em conjunto e diversas certificações.

Recursos de segurança exclusivos da Envolve

Entre os itens de segurança que o contratante contará em seu ambiente, destacam-se:

Resistência ao fogo: Capacidade de suportar o fogo e proteger contra a sua ação. Os painéis e portas fabricados pela Envolve são testados e certificados pelas normas NBR 10636:1989 (Painéis Corta-fogo) e NBR 6479:1992 (Portas Corta-fogo). CF60 / CF90 / CF120 / CF180 / CF240.

Proteção e segurança: ao todo são, 6 certificações que garantem uma proteção robusta.

  • NBR IEC 60529:2017; IP66 – Proteção contra Água/Pó
  • EN 1627:2011 e EN 1630:2016 – Classe RC4/WK4 – Arrombamento
  • EN-50147-1:1996 - Eficiência da blindagem contra eletromagnetismo.
  • ASTM E 2226-15b:2016 – Jato D’água após 240” de fogo;
  • UL 00-GC- P0946 – Proteção contra penetração de água por sprinklers;
  • ISO 12944-6 e correlatas - Classificação C5 Very High - Proteção de
  • Corrosão de estruturas de aço por sistemas de pintura protetoras em atmosferas altamente agressivas e marítimas.

As salas seguras da Envolve podem ser desenvolvidas dentro de um container e, caso a organização não tenha espaço disponível interno para sua instalação, pode ser inserido em um estacionamento ou até mesmo na garagem – mas desta vez com muita proteção.

Para entender mais sobre como a Envolve Ambientes Seguros pode auxiliar no armazenamento dos documentos físicos da sua empresa, clique aqui e solicite uma demonstração.