Ambientes seguros para bancos: proteção que vai além de salas cofres

mar 29, 2021, 14:11 by Equipe de Comunicação Envolve Ambientes Seguros
 

Ambientes seguros para bancos: proteção que vai além de salas cofres

Nos últimos anos, as instituições financeiras têm registrado uma queda nos ataques a agências bancárias, correios e lotéricas. Dados mais recentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostraram que o primeiro semestre de 2020 teve 38% de queda em relação ao mesmo período de 2019. Entre os fatores que contribuem para a diminuição está a popularização cada vez maior do internet banking e o alto investimento em tecnologias, como câmeras de visão noturna, e na qualificação dos profissionais.

Quando se fala em segurança bancária, muitos profissionais focam apenas na proteção externa de caixas eletrônicos e acesso ao atendimento a clientes. Mas, os ambientes nos quais são armazenados o data center e até mesmo documentação de clientes, merecem o mesmo cuidado. E esta proteção é proporcionada com a instalação das chamadas “salas seguras”.

Salas seguras para bancos oferecem proteção além do caixa eletrônica

As salas seguras para agências bancárias são estruturas fabricadas com diversos dispositivos de proteção física, além da porta e painéis serem compostos por paredes espessas. O objetivo é evitar que forças externas, como incêndios, acesso indevido, roubo, furto e alagamentos, atinjam a parte interna e coloquem em risco a integridade dos bens valiosos armazenados.

Todos os recursos de defesa são testados e certificados por entidades reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. Entre as principais certificações conquistadas pela Envolve, estão:

  • Proteção corta fogo em situações de até 240 minutos de incêndio - NBR 10636 :1989 e NBR 6479 :1992
  • Proteção contra a entrada de água, poeira e gases corrosivos - IP66 - NBR IEC 60529:2017
  • Proteção contra arrombamento- WK4 - EN 1627:2011 e EN 1630:2016
  • Proteção de eficiência de blindagem eletromagnética- EN-50147-1:1996
  • Proteção contra jatos potente d'água após 240 minutos de fogo - ASTM E 2226-15b:2006
  • Proteção contra jato de sprinklers - UL 00-GC-P0949

 

Prazos de entrega mais curtos com a mesma segurança robusta

No caso das salas seguras fabricadas pela Envolve, a estrutura é modular, o que possibilita o crescimento horizontal através do encaixe de diversos módulos entre si. Desta forma, uma agência bancária que necessita aumentar rapidamente a estrutura do seu data center pode solicitar a ampliação da infraestrutura. Vale reforçar que, juntamente com os módulos, ampliam-se também os recursos de segurança.

Além dos recursos de proteção física, uma sala segura para bancos modular tem como principal vantagem a velocidade na fabricação e instalação. Enquanto um data center tradicional leva até seis meses para ser finalizado, a estrutura Envolve é entregue em aproximadamente três meses.

Entre em contato hoje mesmo com a Envolve, converse com os especialistas em segurança e saiba qual a melhor solução para a sua instituição financeira. Clique aqui para acessar o formulário de contato.