Conheça 3 benefícios de investir em um Data Center Container

set 27, 2022, 13:09 by Equipe de Comunicação Envolve
Conheça 3 benefícios de investir em um Data Center Container

 

À medida que o mundo corporativo tem dependido mais do digital, os Data Centers têm se tornado um elemento vital para as corporações que prezam pela segurança e persistência de seus dados.  

Organizações que lidam com armazenamento e processamento de enormes quantidades de dados e informações podem se beneficiar muito mais de um Data Center próprio, visto que nesse patamar os serviços terceirizados já não suprem todas as necessidades do negócio. Assim, torna-se necessária uma solução efetiva com servidores dedicados. 

Há diversos tipos de ambientes para Data Centers, sendo um dos principais o Container, que é prático, eficiente e seguro. Confira as vantagens de ter um Data Center Container na sua organização. 

O que é um Data Center Container? 

Um Data Center Container da Envolve é uma solução modular construída com painéis certificados e com estrutura de içamento projetada para uso específico em data center, içável e transportável, com até 18 metros de comprimento, com modulação padrão de 3 em 3 metros (3, 6, 9,12, 15 e 18) sendo que seu comprimento pode ser ajustado às necessidades do projeto. Largura e altura fixas de 3,20 m – permitindo transporte por rodovias sem necessidade de batedores ou autorizações especiais. 

A solução é totalmente personalizada e inclui toda a infraestrutura de TI necessária para o seu funcionamento. 

Projetado para economizar recursos de “deployment”, o Data Center Container pode ser facilmente realocado e instalado em paralelo a outros módulos para formar grandes data centers modulares.  

3 grandes benefícios do Data Center Container 

1. São mais eficientes e econômicos 

A necessidade de consumo de dados nesta era digital é cada vez maior e percebe-se que este não é um crescimento linear, mas sim exponencial – e provavelmente imparável. 

Basta perceber a quantidade de dispositivos cada vez mais conectados à internet (a chamada Internet das Coisas, IoT), fomentando interações diárias que cada vez mais consomem recursos, gerando mais tráfego na rede e um amontoado imensurável de novos dados. 

Também a crescente utilização de Big Data e inteligência artificial gera um grande aumento nas necessidades de processamento, bem como na velocidade de gestão da informação. 

Portanto, à medida que mais serviços digitalizados são demandados em qualquer área da vida, a demanda por recursos também aumenta. Isso ficou claro em uma situação como a atual pandemia, que desencadeou o uso das redes sociais e a gestão da informação a elas associada. 

Definitivamente, tudo isso leva à necessidade de cada vez mais Data Centers, os quais, por sua vez, estão se tornando um ponto muito importante de consumo de energia e é preciso ser muito eficiente para gerar o menor impacto ao meio ambiente.  

Um grande consumidor de energia em um Data Center, além dos servidores, é o ar-condicionado. Para reduzir o consumo de energia, é essencial o uso de tecnologias de freecooling, que podem aproveitar o frio externo quando as condições são adequadas. 

A demanda por Data Center Container tem se dado em função da falta de espaço físico dentro das corporações para implementação dos crescimentos das demandas de TI. Esta solução é resistente a fogo, água, poeira, gases corrosivos, vandalismo (arrombamento), eletromagnetismos, entre outros.  

2. São modulares e escaláveis 

Além das questões de energia e economia, outro grande desafio enfrentado pelas empresas que visam implementar um Data Center é o projeto de design e arquitetura dele, de forma que seja flexível às demandas de cada momento e o possível crescimento da organização. 

Em muitos casos, os projetos geram investimentos grandes e acabam sendo mal planejados, ocasionando descartes desnecessários e exigindo novos investimentos para atualização. Portanto, o ideal é garantir que cada um desses investimentos seja para o crescimento da infraestrutura, e não para readequação e descarte dos módulos. 

A Envolve Ambientes Seguros desenvolve Data Centers Containers que são a solução perfeita para esse tipo de abordagem, pois permitem crescimento por meio de acoplamentos laterais, frontais e verticais, de modo que seu Data Center seja sempre escalável. 

Por conta disso, o Data Center Container permite a redução do investimento inicial, visto que ele pode ir crescendo de acordo com o crescimento da própria empresa. Além disso, o processo de implementação é bastante facilitado e agilizado. 

3. São de fácil operabilidade e implantação 

Como já mencionado, há uma grande vantagem do Data Center Container em relação àqueles tradicionais, devido ao fato de o tempo de implementação e inicialização serem menores. 

Por um lado, uma vez que são soluções que já foram testadas em fábrica e estão completamente finalizadas, o período de acompanhamento no local pela gestão facultativa é enormemente reduzida, assim como seus custos associados. 

Por outro lado, também se evita o aumento de custos devido a modificações das instalações ou aspectos não levados em consideração que normalmente são sofridos em uma obra convencional dentro de um edifício. Esses problemas decorrentes de modificações na obra não só geram mais custos como também atrasos na conclusão do projeto, além de muitas dores de cabeça. 

A Envolve Ambientes Seguros, por meio de seus canais de vendas, pode implementar em pouco tempo um Data Center Container, totalmente operacional sem o sofrimento e dedicação que um trabalho convencional acarreta. Ao mesmo tempo, qualquer expansão subsequente do projeto terá um impacto muito menor na infraestrutura já instalada e, portanto, não haverá custos associados a paralisações.