Conheça os modelos de certificação do Inmetro para Ambientes Seguros

nov 23, 2022, 20:26 by Equipe de Comunicação Envolve
Conheça os modelos de certificação do Inmetro para Ambientes Seguros

 

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o órgão responsável por regular produtos e serviços com foco na segurança; proteção da vida e da saúde humana, animal e vegetal; proteção do meio ambiente; e prevenção de práticas enganosas de comércio. 

Assim, para Ambientes Seguros como os que a Envolve desenvolve, o Inmetro estabelece cinco diferentes modelos de certificação, que valem para todos os ambientes, produtos ou serviços certificados por uma norma. 

É importante conhecê-los para saber o quanto o ambiente que você está prestes a contratar realmente segue as normas de segurança e proteção para seus Data Centers e outros bens. 

Alguns modelos podem incluir avaliações periódicas de manutenção, que têm por objetivo verificar se os produtos continuam mantendo as características previstas pela norma após a emissão do Certificado da Conformidade. 

A Envolve Ambiente Seguros certificou seus produtos conforme o modelo 5, o mais completo. Conheça abaixo os modelos de certificação do Inmetro: 

Modelo de Certificação 1 

Este modelo é de avaliação única, tendo as amostras do produto passadas por ensaios da norma que é utilizada para a certificação. No modelo 1, não há avaliação de projeto, avaliações periódicas de manutenção da conformidade, de modo que só o produto testado é coberto pelo Certificado de Conformidade. 

Ou seja, um painel antichamas de um fabricante pode passar nos ensaios e receber a certificação da ABNT 10.636. Mas os demais que forem utilizados na Sala Segura podem não ter a mesma qualidade, já que não são avaliados. 

Esta certificação é a mais simples e tem apenas algumas etapas: 

  • Definição dos ensaios: Garantir conformidade com as normas técnicas 

  • Ensaio em laboratório: Garantir correta execução dos ensaios 

  • Análise de resultados: Garantir a conformidade dos produtos 

  • Emissão de certificado: Comprovação da conformidade do produto 

  • Certificado vale apenas para a amostra ensaiada – não certifica um produto 

Modelo de Certificação 2 

Neste modelo, as certificações são feitas em etapas, tendo inicialmente uma avaliação em que os ensaios da norma são realizados em amostras retiradas no fabricante. No entanto, após a emissão do Certificado de Conformidade, são necessárias manutenção periódicas com amostras do produto coletadas no mercado.  

O objetivo é verificar se o produto certificado mantém as características prescritas pela norma ao longo do tempo, mesmo após a certificação. A principal diferença para o modelo 1, além da coleta de amostras no mercado, este modelo tem validade de 3 anos. 

Neste modelo também não existem avaliações de qualidade, do processo produtivo e tratamento de reclamações. 

Modelo de Certificação 3 

A Certificação 3 é parecida com a 2, a diferença é que aqui a coleta de amostras  para avaliações de manutenção periódicas de conformidade são feitas com amostras coletadas na fábrica, e não no mercado. 

Além disso, para manutenção da certificação pode ser realizada uma avaliação do processo produtivo para garantir que os produtos são fabricados adequadamente e fornecidos ao mercado como certificados.  

Modelo de Certificação 4  

A principal diferença deste modelo para o anterior é que, embora a avaliação inicial seja constituída de ensaios em amostras retiradas no fabricante, a avaliação de manutenção periódica é feita com amostras do produto coletadas tanto na fábrica quanto no mercado, ou em um deles de cada vez, alternadamente. Também pode ser realizada uma avaliação do processo produtivo. 

Modelo de Certificação 5 

Por fim, o modelo mais avançado, que prescreve alguns requisitos a mais para elevar a segurança do produto certificado. 

A avaliação inicial continua sendo feita com amostras retiradas do fabricante, mas inclui uma auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). E esta é seguida pela avaliação de manutenção periódica de amostras do produto coletadas na fábrica e/ou no mercado. 

A manutenção da conformidade está atrelada a uma avaliação periódica do processo produtivo ou a uma auditoria do SGQ (ou a ambos). Além disso, é feita uma avaliação do processo produtivo para garantir que os produtos são fabricados adequadamente e tratamento de reclamações, para garantir que o fabricante trate todas as reclamações. 

Este é o modelo de certificação mais recomendado para ambientes seguros. 

Envolve Ambientes Seguros e as Certificações Inmetro 

Ambientes Seguros da Envolve possuem qualidade certificada para proteção física de datacenters, acervos e outros bens e ativos valiosos. 

A Envolve Ambientes Seguros, por meio de seus canais de vendas, pode implementar em pouco tempo o ambiente seguro mais adequado para o seu negócio, totalmente operacional sem o sofrimento e dedicação que um trabalho convencional acarreta. Ao mesmo tempo, qualquer expansão subsequente do projeto terá um impacto muito menor na infraestrutura já instalada e, portanto, não haverá custos associados a paralisações.