Proteção de Data Center: como salas seguras resistem a arrombamentos

mar 3, 2023, 12:01 by Equipe de Comunicação Envolve

Proteção de Data Center: Como salas seguras resistem a arrombamentos

A proteção de data centers é uma preocupação constante para empresas que dependem da segurança de suas informações e equipamentos. Além das ameaças virtuais, como hackers e malware, os data centers também estão vulneráveis a ameaças físicas, tanto as naturais (criminosas ou não), como incêndio e alagamento, quanto aquelas causadas por ação humana, como os arrombamentos. 

Para garantir a segurança do local, é possível contar com a utilização de salas seguras, que são projetadas para resistir a essas ações externas. Particularmente falando em arrombamentos, as normas EN 1627:2011 e EN1630:2016, são aquelas que definem os procedimentos para ensaios de resistência contra arrombamentos. 

Confira neste artigo como funciona o ensaio de resistência contra arrombamentos e qual a importância da boa segurança física de um data center. 

Como funciona o ensaio de resistência contra arrombamentos pelas normas EN 1627 e 1630 

As normas EN 1627:2011 e 1630:2016 definem os procedimentos para ensaios de resistência contra arrombamentos em portas, janelas, grades e outras aberturas em edifícios, e são esses procedimentos que são adotados também para testar a resistência contra arrombamentos em ambientes seguros.  

Esses ensaios têm como objetivo avaliar a resistência desses elementos contra tentativas de arrombamento, incluindo o uso de ferramentas manuais e elétricas, como martelos, pé de cabra, chaves de fenda, alicates diversos e furadeiras de impacto. 

Antes do ensaio, o laboratório tem acesso ao projeto técnico da porta e ambiente, para definir a estratégia de tentativa de arrombamento a ser adotada durante o ensaio. A norma prevê um pré-teste onde uma das estratégias de ataque é realizada e na sequência é realizado o ensaio definitivo, com o uso de ferramentas definidas na norma. As tentativas são realizadas por um tempo determinado, e o objetivo é avaliar a capacidade da abertura de resistir a essas tentativas por um tempo estabelecido em norma. 

As normas definem diferentes níveis de resistência, que são indicados por uma classe. As classes variam de RC1 a RC6, sendo RC1 a mais baixa e RC6 a mais alta. A classe RC6 é indicada para aberturas que precisam resistir a tentativas de arrombamento muito sofisticadas, como o uso de explosivos. 

As salas seguras para data centers da Envolve Ambientes Seguros são projetadas para atender à classe de resistência RC4, ou WK4 que oferece proteção contra arrombamento com ferramentas manuais e elétricas mais sofisticadas, incluindo furadeiras de impacto. 

Principais características para a proteção de data center 

A proteção de um data center contra arrombamentos é fundamental para garantir a segurança dos dados e a continuidade das operações críticas da empresa. A seguir, destacamos algumas das principais características que uma sala segura deve ter para proteger um data center contra arrombamentos: 

Controle de acesso 

O acesso ao data center deve ser estritamente controlado, permitindo apenas pessoas autorizadas e com necessidade de acesso. Isso pode ser feito através de sistemas de identificação biométrica, cartões de acesso, senhas e outros métodos de autenticação. 

Monitoramento constante 

Câmeras de segurança devem estar posicionadas em pontos estratégicos, para monitorar as atividades dentro e fora do data center. O monitoramento deve ser constante e registrado em tempo real. 

Sistema de alarme 

Deve haver um sistema de alarme que possa detectar e notificar qualquer tentativa de intrusão ou violação. Esse sistema deve ser monitorado 24/7 por pessoal de segurança especializado. 

Contingência 

O ambiente seguro deve ter planos de contingência para situações de emergência, como incêndios, inundações e outras ameaças naturais ou humanas. 

Manutenção e atualização 

Os sistemas de segurança devem ser constantemente mantidos e atualizados para garantir que estejam funcionando corretamente e atendendo aos requisitos de segurança. 

Treinamento de pessoal 

O pessoal de segurança e outros funcionários devem ser treinados regularmente para garantir que conheçam os procedimentos de segurança e saibam como agir em situações de emergência. 

Proteção física 

E, obviamente, a parte mais importante, a proteção física do data center por meio de ambientes seguros, como os fabricados pela Envolve. São diversas opções que se adequam ao modelo de negócio e tipo de data center, desde racks seguros, data centers modulares, salas seguras até data center containers. 

Essas são algumas das principais características de um ambiente seguro para a proteção de data center contra arrombamentos. No entanto, é importante lembrar que a segurança deve ser abordada de forma holística, com a implementação de medidas de segurança em todas as áreas e camadas do ambiente, incluindo segurança física, lógica e operacional. 

A Envolve Ambientes Seguros, por meio de seus canais de vendas, pode implementar em pouco tempo um Data Center, totalmente operacional sem o sofrimento e dedicação que um trabalho convencional acarreta. Ao mesmo tempo, qualquer expansão subsequente do projeto terá um impacto muito menor na infraestrutura já instalada e, portanto, não haverá custos associados a paralisações.