Chuvas e alagamentos podem danificar Data Center vulneráveis

fev 19, 2024, 13:01 by Equipe de Comunicação Envolve

Algumas estações do ano são popularmente conhecidas por apresentarem longos períodos de chuvas e tempestades. No Brasil, esse período acontece entre outubro e março, onde segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ocorrem eventos de chuvas intensas que atingem cabeceiras de drenagem.

Com o crescimento da população e a criação de polos industriais, a drenagem da água no solo nem sempre ocorre na mesma velocidade que as chuvas intensas, ocasionando enchentes e inundações em cidades. Estes fenômenos naturais podem gerar pontos de risco e causar diversos prejuízos.

Riscos que podem atingir Data Centers em períodos chuvosos

Inundações: com o acúmulo de chuva em ambientes, a água pode invadir salas e escritórios. Uma vez que um Data Center seja exposto a alagamentos, possivelmente danos irreparáveis afetarão seus equipamentos.

Curtos-circuitos e falhas elétricas: ambientes sem a climatização adequada podem causar falhas a componentes e o comprometimento de equipamentos. A exposição a ambientes com umidade, por exemplo, pode danificar materiais e levar a interrupção de Data Centers e todos seus dados.

Corrosão: o desgaste por corrosão em materiais pode acontecer como um processo de reação da atmosfera em contato com à água e temperaturas instáveis. Essa corrosão pode reduzir a vida útil de Data Centers e comprometer todo seu desempenho.

Como garantir a segurança de Data Centers contra fenômenos naturais

Além de danos físicos, um Data Center vulnerável pode gerar interrupções de serviços de empresas e órgãos públicos. Essa paralisação pode causar prejuízos financeiros, perda de produtividade de equipes e até danos à reputação de empresas. Por isso, o investimento em infraestruturas robustas protege e mitiga esse tipo de risco.

O Data Center Container da Envolve apresenta vários diferenciais funcionais que protegem equipamentos de riscos físicos como o de proteção a penetração de água.

Em sua estrutura, as portas e painéis são fabricados em aproximadamente 3 polegadas de espessura, seguindo o modelo 5 (mais completo) de certificação pelo INMETRO e em conformidade com as normas técnicas ABNT NBR 10636 e ABNT NBR 6479.

Além disso, fornece proteção contra Água e Pó conforme NBR IEC 60529:2017 - IP66 e proteção contra penetração de Água por Sprinklers conforme UL 00-GC- P0946.

Para manter o ambiente interno com máxima proteção, a Envolve fornece proteção contra corrosão de estrutura de aço por sistema de pintura protetora em atmosferas altamente agressivas e marítimas, conforme a ISO 12944-6 e correlatas, na Classificação very high.

Integração de Sistemas para pleno funcionamento de equipamentos

Os Ambientes Seguros fabricados pela Envolve possuem Integração de Sistemas que garante o funcionamento completo de todos os dispositivos. Sendo possível gerenciá-los local ou remotamente, garantindo o controle de acesso, alarme de presença, sistema de detecção e combate a incêndios, climatizadores e outros. Este sistema promove a detecção de riscos externos e evita que ameaças atinjam estruturas internas.

Os alagamentos e inundações não precisam representar uma ameaça para equipes de TI. A Envolve Ambientes Seguros, por meio de seus especialistas, pode implementar em pouco tempo um Data Center Container com a proteção física completa e certificada para ativos.