Fique bem informado sobre ambientes seguros, Data Center, proteção empresarial e muito mais.

Notícias, artigos e novidades do universo da Envolve e ambientes seguros.

Milhões de sites ficam offline após incêndio destruir servidores da maior empresa de computação em nuvem da Europa

18/03/2021 - 13:52 by Equipe de Comunicação Envolve

ImagemPost

Nesta quarta-feira (9), um incêndio de grandes proporções atingiu os servidores da OVHcloud, maior provedor de serviços de computação em nuvem da Europa. O desastre ocorreu em Estrasburgo, no leste da França, logo após a meia-noite e destruiu um dos quatro grandes centros de dados, além de danificar um segundo complexo.

Aproximadamente 100 bombeiros atuaram para conter as chamas, porém, mesmo com o trabalho intenso, o incêndio trouxe grandes consequências para os clientes que utilizam serviços da empresa. Milhões de sites ficaram fora do ar, incluindo portais de agências governamentais, bancos, lojas e sites de notícias. Usuários também afirmaram não conseguirem acessar os sistemas de e-mails.

Incêndio pode manchar a imagem da OVHcloud

O grave incidente ocorreu apenas dois dias depois da empresa francesa iniciar seus planos para uma oferta pública inicial das ações. Atualmente, compete com gigantes da nuvem, como Microsoft Azure, Amazon Web Services e Google Cloud.

Os políticos franceses, conforme informação da CNN, defenderam a OVHcloud como uma possível alternativa aos provedores de serviços em nuvem dos Estados Unidos, mas até agora faltou escala e poder financeiro para diminuir a participação deles no mercado.

Com o incêndio, a credibilidade da empresa pode ficar em risco, principalmente após milhões de sites saírem do ar.

O que poderia ter evitado o incidente?

Apesar do incêndio ter ganhado espaço nos veículos de comunicação ao redor do mundo, a OVHcloud não quis comentar sobre os protocolos de segurança contra o incêndio.

A notícia reforça a importância de proteger o ambiente no qual os data centers estão armazenados. Atualmente, a melhor forma para essa defesa contra ameaças externas é investir em uma sala segura.

As salas seguras, como as fabricadas pela Envolve, possuem painéis e portas com os dispositivos de segurança necessários para evitar que incêndios, alagamentos, arrombamentos e outros perigos coloquem em risco data centers e bens valiosos armazenados na infraestrutura.

Especificamente relação aos incêndios, os ambientes Envolve suportam 4 horas com um fogo a 1 mil graus, além de impedirem que a água usada pelos bombeiros na contenção do fogo atinja a parte interna do data center. Outra grande vantagem é que a fumaça expelida após o incêndio atingir as portas e painéis não é tóxico, diminuindo riscos para os profissionais no entorno e também ao meio ambiente.

Solicite hoje mesmo uma demonstração e comece a proteger a sua infraestrutura de servidores e máquinas. Clique aqui para conversar com nossos especialistas.

Compartilhe nas redes