5 motivos para ter Ambientes Seguros na sua empresa

jan 9, 2023, 15:29 by Equipe de Comunicação Envolve

5 motivos para ter ambientes seguros na sua empresa

 

Diariamente, vemos notícias de algum desastre natural e até muitos causados por ação humana. Excesso de chuva causando enchentes e alagamentos, falhas em equipamentos elétricos causando incêndios, acidentes com produtos corrosivos ou tóxicos, tentativas de arrombamento e assalto em bancos, museus e empresas com ativos valiosos, entre muitos outros exemplos.

Se isso não for motivo o suficiente para convencer você sobre a importância de ter ambientes seguros na sua empresa, então acompanhe este artigo e vamos listar os principais motivos para você pensar nisso agora mesmo!

O que são os Ambientes Seguros?

Apesar da ambiguidade da expressão “ambiente seguro”, aqui nos referimos à ambientes físicos que utilizam estruturas projetadas e criadas para suportar diversos tipos de intempéries, anomalias e fenômenos mais extremos, como fogo, água, gases, forças externas (como arrombamento), etc.

Vale ressaltar que essas estruturas são produtos que passam por inúmeros testes e são certificados por órgãos competentes, seguindo um padrão rígido de qualidade. A Envolve, por exemplo, é certificada no mais alto nível das normas exigidas pelo Inmetro, recebendo a certificação modelo 5 em todas as suas estruturas de ambientes seguros.

Os ambientes seguros da Envolve podem ser utilizados para a proteção de todos os tipos de ativos, em diversos segmentos: ambientes de TI, ATM, fitotecas e microfilmes, munição e armamento, documentos, obras raras, datacenter container, data centers convencionais, telecomunicações, entre outros.

Por que ter ambientes seguros na sua empresa?

Listamos 5 motivos pelos quais sua empresa deveria adotar Ambientes Seguros como estratégia de proteção de ativos e bens de valor:

1. Proteger ativos físicos de valor

Se é ativo, precisa estar seguro. Máquinas, equipamentos, documentos, contratos, plantas, projetos complexos, mas também dinheiro, armamentos, joias, obras de arte, e até mesmo locais seguros para quarto do pânico e segurança de pessoas.

O investimento em proteção e prevenção de perdas é bem menor se comparado às perdas desses ativos. Se esses bens possuem alto valor, ou se o resultado gerado por eles é alto e sua vida útil é longa, não tenha dúvidas de que vale muito a pena investir em um ambiente seguro para protegê-los.

2. Obter mais disponibilidade

A disponibilidade, principalmente em TI e telecomunicações, é um dos itens que mais garante a produtividade em uma empresa.

Ao garantir a segurança física destes equipamentos, prevenindo-os de acidentes e fatores que podem provocar danos a estes, você também está mantendo a alta disponibilidade de suas atividades e com isso, melhor atendimento, mais vendas e mais lucros.

Um ambiente seguro pode contribuir para a disponibilidade em TI da empresa por meio da proteção contra falhas de hardware, proteção contra ameaças externas e gerenciamento de falhas, por exemplo.

3. Melhorar a imagem da empresa

Outro fator positivo que pode ser considerado como consequência de um bom ambiente seguro na empresa é que ele pode melhorar a imagem da corporação perante seus clientes e funcionários.

Os clientes geralmente preferem trabalhar com empresas que tomam medidas para proteger seus dados e ativos. Portanto, um ambiente seguro pode aumentar a confiança dos clientes na empresa e ajudar a melhorar a sua imagem. Além disso, os próprios funcionários preferem trabalhar em ambientes seguros, onde eles podem se sentir protegidos. Assim, um ambiente seguro pode aumentar a satisfação dos funcionários e também ajudar a melhorar a imagem da empresa.

Outra forma de melhorar a imagem da empresa com ambientes seguros é devido ao cumprimento de regulamentações, já que muitas empresas são obrigadas a cumprir regulamentações de segurança para proteger os dados de seus clientes (como a LGPD). Isso demonstra que a empresa está comprometida com a segurança dos dados de seus clientes.

Um ambiente seguro também pode ajudar a evitar problemas de segurança, como vazamentos de dados ou invasões de sistemas, o que poderia ter um impacto negativo na imagem da empresa.

4. Proteger informações confidenciais

Seguindo o modelo de legislação adotada pela União Europeia há alguns anos, no Brasil passou a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) desde 2021. Com isso, todas as empresas precisam seguir regras de segurança para evitar que dados pessoas e sensíveis sejam vazados.

Esses dados normalmente são armazenados em grandes bancos de dados configurados dentro de um Data Center, um dos equipamentos que mais fazem uso de ambientes seguros – justamente pelo duplo motivo, tanto para proteção física do data center em si quanto para a segurança de toda a informação armazenada nele.

Um ambiente seguro pode proteger informações confidenciais da empresa por meio de vários recursos de segurança, como acesso restrito, criptografia de dados, proteção contra ameaças externas e controle de acesso físico.

5. Melhorar a produtividade

As salas seguras podem ser um lugar tranquilo e sem distrações, o que pode ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários. Além disso, ao garantir que os funcionários tenham acesso apenas às informações e aos equipamentos que precisam para realizar suas tarefas, as salas seguras podem ajudar a minimizar o tempo perdido com acesso não autorizado ou distrações desnecessárias.

Um ambiente seguro pode ajudar a melhorar a produtividade da equipe da empresa por meio da proteção contra interrupções, como nobreaks e sistemas de refrigeração de alta qualidade, para garantir que os equipamentos continuem funcionando mesmo em condições adversas, e também contra ameaças externas, por exemplo, como invasões de sistemas, ajudando a garantir o funcionamento dos equipamentos de forma estável.

Em resumo, ter um ambiente seguro é importante para proteger sua empresa de diversas formas, bem como seus ativos, seus clientes e funcionários, além de garantir que a empresa cumpra com as regulamentações aplicáveis.

A Envolve Ambientes Seguros tem soluções de segurança física de diversos modelos e finalidades, todas certificadas e com garantia de qualidade. Entre em contato por meio de nossos canais de atendimento e descubra qual o ambiente seguro ideal para a sua empresa!