Diferença da categoria Corta Fogo (CF) para a Para Chama (PC) conforme NBR 10636

fev 19, 2024, 13:01 by Equipe de Comunicação Envolve

Entender sobre Leis e Normas não é uma tarefa fácil, pois além de conceitos técnicos, adaptações e atualizações são ocasionalmente realizadas. Os Ambientes Seguros fabricados pela Envolve seguem a NBR 10636, a norma brasileira essencial para a determinação da resistência ao fogo, elaborada ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A NBR 10636 estabelece os parâmetros para determinação da resistência ao fogo de paredes divisórias sem função estrutural, visando garantir a proteção contra incêndio, garantindo a preservação dos ativos.

Esta Norma pode ser aplicada em diversas soluções de ambientes seguros certificados. No caso de soluções como Sala Segura, Data Center Container, Data Center Modular outdoor e Rack Seguro, a NBR 10636 tem uma categoria que garante a resistência de estruturas, a categoria Corta Fogo (CF). Entretanto, existe outra especificação na NBR 10636 que pode confundir clientes e até causar armadilhas capazes de comprometer o correto funcionamento do ambiente, a categoria Para Chama (PC), provocando riscos na segurança de infraestruturas.

Saiba identificar armadilhas na especificação de um ambiente seguro certificado

Em Ambientes Seguros, um dos maiores riscos e ameaças na especificação da Norma, é referente a interpretação da Norma principal que rege o mercado de ambientes seguros. Principalmente no que tange os níveis de segurança entre a categoria Corta Fogo (CF) e a categoria Para Chama (PC).

A primeira impressão para quem se depara é uma diferença sutil, mas de uma grande importância na decisão de escolha para um ambiente de alta disponibilidade, que precisa manter seus ativos totalmente protegidos. Dito isso, saiba a diferença da categoria Corta Fogo (CF) e a categoria Para Chama (PC) de acordo com a NBR 10636.

Corta Fogo: Garante por meio de testes e certificações que o ambiente estará protegido nos itens referentes a isolamento térmico, estanqueidade e estabilidade, sendo estes, seus 3 pilares. Sua principal função é resistir ao fogo por um período determinado, retardando sua propagação. O tempo de resistência ao fogo segue a seguinte classificação: CF-30 (30 minutos), CF-60 (60 minutos), CF-90 (90 minutos), CF-120 (120 minutos), CF-180 (180 minutos), CF-240 (240 minutos) e CF-360 (360 minutos).

Para Chama: Esta categoria estabelece um nível inferior de resultado de teste, não atingindo o principal item destes pilares que é o isolamento térmico. Os ambientes com esta categoria não atingem a proteção principal que é o isolamento térmico, atingem apenas a estabilidade e estanqueidade. Ou seja, uma solução com classificação PC 120 (Para Chamas 120 minutos), por exemplo, garantirá apenas a estabilidade e estanqueidade, porém sem o primordial para proteção de ativos que é o isolamento térmico.

Considerando esta sutil diferença, mas, ao mesmo tempo determinante para garantir a preservação das informações dentro de um ambiente seguro, torna-se vital a exigência CF (Corta Fogo) para qualquer ambiente de alta disponibilidade.

Os Ambientes Seguros da Envolve passam pelos mais rigorosos testes e ensaios de resistência ao fogo em paredes e portas. Assegurando que ativos permaneçam seguros e livres de ameaças físicas. Além disso, com uma fabricação 100% nacional, a Envolve entrega soluções em tempo recorde com materiais de alta performance, unindo tecnologia e segurança em ambientes.