Você já conhece os benefícios de um data center em container?

out 7, 2020, 12:23 by Equipe de Comunicação Envolve

Você já conhece os benefícios de um data center em container?

Restaurantes. Escritórios. Comércio de rua. Nos últimos anos, os containers têm sido utilizados para sediar diferentes tipos de negócios devido ao baixo custo da infraestrutura e velocidade na construção. A novidade chegou também ao segmento de Segurança da Informação. Se você, profissional de TI, ainda não conhece as principais vantagens dos containers modulares para o data center da sua empresa, acompanhe o artigo que preparamos especialmente para compartilhar com a sua equipe.

Quando e por que escolher um data center em container?

Uma empresa que deseja se tornar cada vez mais competitiva precisa estar preparada para crescer rapidamente.

Mas, este crescimento não impacta somente a capacidade de produção de uma fábrica, por exemplo. Ao conquistar novos negócios, uma companhia precisa contratar novos colaboradores, utilizar sistemas cada vez mais complexos de gestão e, consequentemente, ampliar a capacidade do seu data center – responsável por receber e enviar os dados mais importantes e sigilosos das operações comerciais.

Os containers surgiram para atender as empresas nesta necessidade de rápida transformação. Em muitos casos, a sede da empresa não possui mais espaço para ampliar o data center ou instalar uma nova infraestrutura. Inclusive, o peso dos equipamentos pode comprometer a segurança das edificações.

Dessa forma, os containers podem ser instalados externamente, seja no pátio da companhia ou em um terreno próximo.

Empresas que atuam em regiões remotas, como mineradoras e hidrelétricas, também são grandes usuárias deste tipo de data center, afinal, dificilmente estes locais terão prédios com vários andares para abrigar o data center, não é mesmo?

Outra grande vantagem dos data centers em containers é a liberdade de expansão. Os módulos podem ser combinados entre si para aumentar a capacidade. Eles também são facilmente transportáveis do local instalado e remontado, agilizando o tempo de mudança.

Como é a infraestrutura dos containers para data center?

A Envolve Ambientes Seguros comercializa containers com dimensões padronizadas de 20 e 40 pés ou dimensões especificas – pois suas soluções são totalmente modulares – e que podem ser dispostos externamente ou dentro da empresa.

O controle de qualidade está presente em todos os processos de fabricação do container. Nada sai da fábrica, localizada no munício de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), sem uma revisão criteriosa. Nossos painéis e portas passam por vários testes e são certificados no modelo 5 – o mais completo – e acreditados pelo INMETRO em conformidade com as normas técnicas ABNT NBR 10636 e ABNT NBR 6479.

Na prática, isso significa que toda a estrutura que a sua empresa receberá possui uma proteção completa contra fogo, alagamentos, poeira, arrombamentos e utilização de magnetismo para roubo de dados valiosos.

Internamente, os containers possuem os mesmos dispositivos e tecnologias de um data center que é implantado dentro de um prédio comercial, por exemplo.

Servidores, computadores, roteadores e outros dispositivos de redes, necessários para o pleno funcionamento de um data center, estão presentes nesse tipo de estrutura. O ambiente conta também com sistemas redundantes de refrigeração e energia, além de um controle de acesso rigoroso com biometria e câmeras de vigilância.

Quer saber mais sobre estas e outras soluções? Clique aqui e entre em contato conosco.