O que é um data center modular e por que investir nesse modelo?

dez 10, 2020, 12:53 by Equipe de Comunicação Envolve

 

O que é um data center modular? Hoje, responderemos a esta dúvida comum no segmento de infraestrutura de TI. Resumidamente, trata-se de uma estrutura composta por módulos pré-fabricados e componentes escalonáveis. Quando necessário, eles são combinados para ampliar a capacidade de processamento de dados de uma empresa ou podem ser usados individualmente quando a demanda é menor.

O que é um data center modular e por que investir nesse modelo?

Empresas mutáveis, data centers adaptáveis

Costuma-se dizer que o data center é o sistema nervoso de uma empresa ou até mesmo o cérebro dela. É neste ambiente – composto por equipamentos, servidores, firewalls e outros componentes – que todas as informações de uma empresa são processadas, transmitidas e armazenadas.

Naturalmente, ao longo dos anos, a estrutura organizacional pode ser ampliada quando novos negócios são conquistados ou diminuir, por exemplo, em um período de crise econômica. E é justamente para atender a essa necessidade de adaptação que os data centers modulares surgiram no mercado.

Qual a diferença entre um data center modular e um data center convencional?

A diferença do data center modular para o modelo tradicional começa na sua fabricação. No formato convencional, é comum utilizar componentes de diferentes fornecedores. Já no data center modular, todos os equipamentos são do mesmo fabricante, o que possibilita a adequação às necessidades específicas de cada negócio ainda na etapa de projeto.

A velocidade na entrega é outro grande diferencial. O data center convencional pode levar até 8 meses para ser planejado e estruturado. Já no formato modular o prazo médio de entrega é de apenas três meses. Em um mercado cada vez mais competitivo e que exige a rápida adaptação das empresas, este certamente é um dos grandes diferenciais.

Agora que você já sabe o que é um data center modular, conheça as vantagens

Expansível, preço reduzido, menor prazo. A seguir, conheça estes e outros benefícios deste formato de infraestrutura da tecnologia.

Preço e prazos reduzidos

Conforme mencionamos anteriormente, a entrega de um data center modulado chega a ser metade do prazo de um modelo convencional. Isso porque as estruturas já estão fabricadas e disponíveis para serem combinadas entre si conforme a definição do projeto. Outra grande vantagem é o preço. Como são componentes padronizados, a fabricação é muito mais barata sem deixar, é claro, a qualidade e segurança de lado.

Estrutura com escalabilidade e flexibilidade

Os módulos, quando combinados, possibilitam aumentar o espaço disponível verticalmente ou para os lados. Caso a estrutura em que o data center esteja instalado não permita essa ampliação física, é possível inserir um novo data center modulável em outro lugar, inclusive outdoor sem perder os recursos de segurança.

Vale lembrar que, conforme a infraestrutura do data center modular cresce, os componentes de segurança responsáveis pela refrigeração, proteção contra fogo e fornecimento interrupto de energia elétrica também são ampliados e adaptados para um melhor e mais sustentável uso.

Fácil desmontagem e mudança de local

Sua empresa está mudando de localização? Não tem problema: o data center modular vai junto com a sua organização. A infraestrutura permite a rápida desmontagem sem causar danos e perdas a nenhum componente e equipamento. É muito mais liberdade para a sua organização.

Manutenção descomplicada

Os componentes modulares que apresentam falhas são facilmente substituíveis. Quando há necessidade de reparos, não há necessidade de interromper o funcionamento das suas operações. O fato dos equipamentos serem de apenas um fabricante também facilita esta manutenção.

Onde encontrar uma fabricante de data center modular?

Nós, da Envolve, somos uma empresa brasileira que produz data centers modulares, salas seguras, racks seguros e outras soluções que empresas de diferentes portes precisam para agilizar e proporcionar mais eficiência às suas operações diárias.

Nossos data centers modulares, com fabricação 100% nacional, possuem classificação de proteção contra o fogo, painéis e portas CF ensaiados em conjunto e certificados. Entre os dispositivos de segurança, destacam-se:

Resistência ao fogo - Capacidade de suportar o fogo e proteger contra a sua ação. Os painéis e portas fabricados pela Envolve são testados e certificados pelas normas NBR 10636:1989 (Painéis Corta-fogo) e NBR 6479:1992 (Portas Corta-fogo). CF60 / CF90 / CF120 / CF180 / CF240.

Proteção e segurança – ao todo são, 6 certificações que garantem uma proteção robusta.

  • NBR IEC 60529:2017; IP66 – Proteção contra Água/Pó
  • EN 1627:2011 e EN 1630:2016 – Classe RC4/WK4 – Arrombamento
  • EN-50147-1:1996 - Eficiência da blindagem contra eletromagnetismo.
  • ASTM E 2226-15b:2016 – Jato D’água após 240” de fogo;
  • UL 00-GC- P0946 – Proteção contra penetração de água por sprinklers;
  • ISO 12944-6 e correlatas - Classificação C5 Very High - Proteção de
  • corrosão de estruturas de aço por sistemas de pintura protetoras em atmosferas altamente agressivas e marítimas.
  • Peso dos painéis aproximadamente 280kg/m².

Pensando em ampliar a estrutura do seu data center? Converse com nossa equipe. Basta preencher o formulário de contato clicando aqui e ligamos para você.