Rack Seguro: a solução mais prática para a segurança de Data Centers

nov 17, 2022, 19:59 by Equipe de Comunicação Envolve

 

A segurança de Data Centers é um conjunto de boas práticas para aplicar controles de segurança a esses equipamentos. O objetivo é protegê-los de ameaças que possam comprometer a confidencialidade, integridade ou disponibilidade de ativos de informações comerciais ou propriedade intelectual, sejam elas físicas ou virtuais.

Sendo os dados e a informação ativos altamente valiosos nos dias de hoje, é inquestionável a importância de manter seguro o local onde esses são armazenados. Existem diversos tamanhos e estruturas de Data Centers, de modo que também existem diversos tipos de proteção adequados para cada tipo de solução.

Uma solução inovadora é o Rack Seguro, a proteção ideal para pequenos data centers de até dois gabinetes. Vamos entender como funciona um Rack Seguro e porque dependendo da sua demanda ele pode ser a solução mais prática para seu Data Centers!

O que é um Rack Seguro

Racks Seguros são estruturas críticas para a gestão de pequenos Data Centers de até 2 gabinetes. Criados com o propósito expresso de abrigar, proteger e manter resfriado equipamentos sensíveis de um data center e seus componentes: roteadores, servidores, hubs, switches, cabos, ups, etc.

O Rack seguro protege de agressões físicas os gabinetes que armazenam todas as informações cruciais para a empresa. Confira as principais vantagens de um Rack Seguro:

Fluxo de ar

Um dos aspectos mais importantes da funcionalidade de um rack seguro é o fornecimento adequado de ar-condicionado de precisão e um ar-condicionado de redundância para resfriar ativos de TI e outros equipamentos.

O fluxo de ar com baixa temperatura ajuda a manter os servidores resfriados, evitando danos que poderiam ser causados por temperaturas extremas, e também ajuda a manter os servidores funcionando em velocidades ideais.

Acesso

A informação e acesso aos servidores deve ser restrita e permitida apenas a profissionais específicos. O rack seguro é dotado de porta segura certificada, com controle de acesso biométrico que, atuando em conjunto com CFTV, permite monitoramento em tempo real de quem acessou o ambiente, tempo de acesso e controle da segurança da informação.

Segurança

Quando se fala em segurança de TI, devemos incluir não só as barreiras virtuais, mas também as barreiras físicas que impedem o estrago causado pela da ação do fogo, da água, do pó, de gases corrosivos, de arrombamentos, interferência eletromagnética, acessos indevidos dentre outros.

Os Racks Seguros da Envolve

A Envolve Ambientes Seguros desenvolve diversas estruturas de segurança que se adequam a inúmeros ambientes e necessidades, sendo o Data Center um dos mais requisitados.

Os Racks Seguros são projetados e desenvolvidos de forma 100% nacional e possuem Classificação de Proteção Corta Fogo CF-60, CF-90, CF-120, CF-180 ou CF 240 para Painéis e Porta, com 6 lados protegidos (paredes, teto e piso), possui toda infraestrutura de periféricos e sistema de selagem de cabeamento para um ou dois gabinetes.

Construído por painéis corta fogo de aproximadamente 3 polegadas de espessura e altura total de 2,75 m, eles reproduzem totalmente a proteção de segurança do data center principal aos servidores individualizados e são prontos para uso, sem grandes necessidades de construção ou adaptação para sua implementação.

Ideais para agências bancárias, centros de distribuição, seguradoras, empresas públicas com comarcas, cartórios, postos de arrecadação e fiscalização, entre outros, os racks seguros da Envolve trazem segurança para data center principal, backup ou para as filiais remotas da sua empresa.

O Rack Seguro da Envolve possui diferenciais funcionais que o torna ideal para proteção de Data Center, fornecendo proteção contra:

  • Ação do fogo: proteção contra o fogo com capacidade de manter Estabilidade, Estanqueidade e Isolamento Térmico, de acordo com as normas NBR 10636:1989 e NBR 6479:1992;
  • Penetração de água: por ação de jato d'água após exposição ao fogo de 60 a 240 minutos de acordo com a norma ASTM E2226-15b:2016;
  • Água e pó: conforme NBR IEC 60529:2017 – IP66;
  • Arrombamento: conforme EN 1627:2011 e EN 1630:2016 - Classe RC4/WK4;
  • Campos eletromagnéticos: eficiência de blindagem de acordo com a norma EN 50147-1:1996;
  • Penetração de água por sprinklers: conforme UL 00-GC- P0946;
  • Corrosão de estrutura de aço: por sistema de pintura protetora em atmosferas altamente agressivas e marítimas - ISO 12944-6 e correlatas – Classificação very high.

A Envolve Ambientes Seguros, por meio de seus canais de vendas, pode implementar em pouco tempo o ambiente seguro mais adequado para o seu negócio, totalmente operacional sem o sofrimento e dedicação que um trabalho convencional acarreta. Ao mesmo tempo, qualquer expansão subsequente do projeto terá um impacto muito menor na infraestrutura já instalada e, portanto, evitando custos associados a paralisações.