Como ocorre a implementação de Salas Seguras

jan 9, 2023, 15:26 by Equipe de Comunicação Envolve
Como ocorre a implementação de Salas Seguras

A implementação de salas seguras em ambientes corporativos é uma medida importante para garantir a proteção de bens e patrimônios em situações emergenciais, ou simplesmente para garantir a segurança cotidiana de quaisquer ativos considerados de valor ou artigos confidenciais.

Situações de emergência podem ser desde fenômenos naturais, como alagamentos e incêndios, até ações criminais de força humana, como tentativas de arrombamento e assalto.

As salas seguras da Envolve, por serem modulares, podem se adequar a todo tipo de edificação, ou mesmo em ambientes externos (como os containers, por exemplo), e podem ser projetadas para resistir a uma variedade de ameaças, incluindo fogo, água, vandalismo e invasão. Existem diversos tipos de salas seguras disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características de segurança e funcionalidade.

Quais tipos de proteção uma sala segura pode oferecer?

As Salas Seguras têm o propósito de oferecer mais segurança e proteção a bens de valor contra diversos tipos de sinistros. Eis alguns exemplos:

Para proteger contra incêndios, as salas seguras podem ser construídas com paredes e portas resistentes ao fogo, que são capazes de suportar altas temperaturas por um período prolongado de tempo. Além disso, as salas seguras também possuem sistemas de detecção precoce e combate a incêndio internos, como sistemas de gás inerte específicos para uso em data centers ou ambientes que não podem sofrer ação da água, para proteger os itens armazenados em caso de incêndio.

Para proteger contra arrombamento, as salas seguras são equipadas com travas de alta segurança, fechaduras biométricas, e construídas com materiais resistentes ao arrombamento, como aço ou concreto reforçado. Ainda possuem, em sua grande maioria, sistemas de monitoramento de segurança, como câmeras de vigilância e alarmes, para detectar tentativas de invasão ou acessos indevidos.

Além da proteção física contra diversos tipos de sinistros, as salas seguras também são essenciais para armazenar documentos e itens de alto valor, como joias, obras de arte ou documentos históricos. Os ambientes seguros também possuem sistemas de climatização de precisão com controle de umidade para proteger os itens armazenados de danos causados por elevação de temperatura, umidade e outros fenômenos físicos e químicos.

Por que é importante ter uma sala segura?

A implantação de salas seguras pode ser de grande importância em qualquer edificação ou estrutura que precise de segurança contra possíveis riscos externos. Essas salas geralmente são construídas com materiais resistentes e possuem uma estrutura sólida e robusta para resistir a diversos tipos de desastres.

Uma sala segura tem proteção contra invasões e roubos, pois possui medidas de segurança adicionais, como fechaduras de alta segurança e sistemas de alarme. Isso pode ajudar a proteger pessoas e propriedades contra roubo ou invasão não autorizada, como, por exemplo, o quarto de pânico.

É importante ressaltar que as salas seguras devem ser construídas seguindo rigorosos padrões técnicos descritos por normas do Inmetro, que certifica os ambientes por níveis de 1 a 5. Os ambientes seguros da Envolve recebem o mais alto grau de certificação (modelo 5).

Como implementar uma sala segura

Existem diferentes tipos de salas seguras para ambientes corporativos disponíveis no mercado, e elas são projetadas de acordo com as necessidades da empresa. Algumas coisas a considerar ao implementar uma sala segura incluem:

  • Identificar a necessidade: a primeira etapa é identificar a necessidade de uma sala segura na empresa, levando em consideração os riscos potenciais e os ativos que precisam ser protegidos.
  • Escolher a localização: devem ser levados em consideração fatores como acessibilidade, segurança e distância de possíveis riscos.
  • Desenhar o projeto: o projeto da sala segura deve considerar, além do layout, tamanho e sistemas de suporte vital, a finalidade para a qual está sendo desenhado (por exemplo, é para um data center? É para proteger obras de arte?).
  • Obter aprovações e licenças: deve-se verificar se há necessidade de alvarás e outras licenças para construir a sala segura de acordo com os órgãos competentes.
  • Contratar uma empresa confiável: uma sala segura é um investimento delicado e precisa ser realizado por uma empresa certificada, como a Envolve.

A Envolve Ambientes Seguros tem projetos especiais certificados de máxima proteção e diversos níveis de complexidade, de acordo com a infraestrutura de nossos clientes.

Nossas soluções são submetidas aos testes mais rigorosos contra sinistros, agentes físicos (tais como água, poeira, fogo, gases corrosivos, impacto, eletromagnetismo e sabotagem) e invasões, sendo certificados conforme normas técnicas nacionais e internacionais.

Além do planejamento, a implementação é feita por uma equipe de engenheiros e técnicos altamente capacitados e especializados na construção de ambientes seguros de alta disponibilidade, garantindo o máximo desempenho, tempo de atividade elevado e confiabilidade assegurada dos equipamentos.