Segurança de Data Centers: um paralelo entre proteção física e digital

dez 26, 2022, 19:30 by Equipe de Comunicação Envolve

 

Data centers são equipamentos complexos e têm se tornado cada vez mais indispensáveis a empresas que prezam pela segurança e disponibilidade de seus dados. Especialmente nesta era de Big Data. No entanto, a segurança de data centers é um tema de constante debate, devido à sua dinamicidade e necessidade de atualização em tempo real.

A proteção do data center considera seus componentes de forma separada, mas ao mesmo tempo seguindo uma política de segurança holística, o que inclui tanto a proteção do equipamento físico quanto a segurança digital da informação. Afinal, a função básica do data center é justamente a de armazenar dados com segurança.

Mas, afinal, o que é a segurança de data centers?

A segurança do data center é o conjunto de sistemas e medidas de suporte físico e digital que mantém as operações, aplicativos e dados do data center protegidos contra ameaças.

Quando a infraestrutura corporativa está hospedada em um data center, é essencial garantir que o local esteja física e virtualmente seguro. A segurança do data center envolve a cibersegurança física e virtual que protege os dados corporativos contra invasores.

Muitos datacenters armazenam dados confidenciais de várias empresas, portanto, apenas uma vulnerabilidade pode significar uma violação para dezenas de empresas. A segurança do data center evita ameaças como violações de dados, mas também garante tempo de atividade e integridade da infraestrutura corporativa e quaisquer serviços transferidos para a nuvem.

A segurança digital de um data center

Várias estratégias são usadas para proteger data centers de invasores virtuais. Empresas com infraestrutura local on-premise podem usar estratégias para evitar muitos dos malwares comuns e ataques virtuais que estão cada vez mais avançados. É importante, para isso, que os data centers estejam aderidos a regras rígidas de monitoramento e auditoria.

Quando um data center é compartilhado entre vários clientes, é essencial que um não tenha acesso às informações de contas de outros. É comum que os data centers usem uma ferramenta de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) que fornece uma visão de 360 graus de todos os ativos e atividades de tráfego. Essas ferramentas são combinadas com gerenciamento de riscos e monitoramento de detecção de ameaças para identificar atividades suspeitas.

A atividade de rede é segmentada em zonas. Esse método de segurança cibernética não é muito diferente de uma configuração de rede corporativa, mas é muito mais rígido e o tráfego do cliente não deve interagir ou expor outros dados do cliente. As configurações de rede devem permitir que os clientes executem livremente seu próprio software em seu ambiente virtual, mas protejam outros clientes e o data center contra vulnerabilidades no software do cliente.

Antes de qualquer aplicativo ser implantado na infraestrutura do data center, ele passa por testes depenetração (pentest) e o código é revisado quanto a quaisquer vulnerabilidades. Se o malware puder ser introduzido em um ambiente de data center, isso poderá prejudicar a segurança não apenas do equipamento em si, mas de qualquer cliente que o utilize.

A segurança física de um data center

Os data centers devem ser protegidos contra ameaças físicas aos seus componentes. Os controles de segurança física incluem um local seguro, os controles de acesso físico do prédio e os sistemas de monitoramento que mantêm as instalações do data center seguras.

Além dos sistemas de segurança física implantados em um data center (câmera, fechaduras, etc.), as infraestruturas de TI do data center exigem uma análise completa de confiança zero incorporada a qualquer projeto de data center.

A segurança física de um data center compreende vários tipos de segurança integrada e recursos de proteção para proteger as instalações e, portanto, o equipamento que armazena dados críticos para aplicativos multilocatários. Para a segurança das instalações, fatores que vão desde a seleção do local até o acesso autenticado do pessoal ao data center devem ser considerados, monitorados e auditados vigorosamente. Para evitar qualquer ataque físico, o seguinte deve ser considerado:

- proximidade de áreas de alto risco, como pátios de comutação e instalações químicas;

- disponibilidade de operadora de rede, energia, água e sistemas de transporte;

- probabilidade de desastres naturais, como terremotos e furacões;

- um sistema de controle de acesso com um recurso anti-transporte/anti-retorno para permitir a entrada de apenas uma pessoa por vez;

- único ponto de entrada na instalação.

Como um ambiente seguro protege um data center

Existem data centers de vários tipos, formatos e tamanhos, e para todos eles existem mecanismos de proteção física modernos conhecidos como Ambientes Seguros, que é a especialidade da Envolve.

Os ambientes seguros certificados, garantem a proteção contra fogo, água, poeira, gases corrosivos, eletromagnetismo e podem ser desde salas seguras, passando por grandes containers, e até mesmo pequenos racks e módulos:

Data Center Modular: ambiente modular indoor/outdoor extensível, com um sistema composto por painéis modulares e porta certificada, para múltipla proteção física de equipamentos de hardware, formando um ambiente completamente independente da estrutura existente.

Sala Segura: sistema composto por painéis modulares, com porta, para múltipla proteção física de diferentes ativos, formando uma Sala dentro do Ambiente de instalação, completamente independente da estrutura existente.

Rack Seguro: ambiente seguro para data center principal, backup ou para as filiais remotas da sua empresa. Ideal para agências bancárias, centros de distribuição, seguradoras, empresas públicas com comarcas, cartórios, postos de arrecadação e fiscalização, entre outros.

Data Center Container: solução modular construída com painéis certificados e com estrutura de içamento projetada para uso específico em data center, içável e transportável, com até 18 metros de comprimento, com modulação padrão de 3 em 3 metros (3, 6, 9,12, 15 e 18) sendo que seu comprimento pode ser ajustado às necessidades do projeto.

A Envolve Ambientes Seguros desenvolve esses e outros tipos de ambientes seguros, tanto para a proteção de data centers quanto para a de diversos outros negócios, como acervos, bancos, museus, armas, etc.

Consulte agora mesmo nossos canais de vendas para saber como implementar em pouco tempo o ambiente seguro mais adequado para o seu negócio, totalmente operacional sem o sofrimento e dedicação que um trabalho convencional acarreta.