Como funcionam os painéis e portas para ambientes seguros

fev 3, 2023, 17:07 by Equipe de Comunicação Envolve

Como funcionam os painéis e portas para ambientes seguros

Existem diversos tipos de ambientes seguros, mas as salas modulares são certamente as preferidas, por sua flexibilidade e capacidade escalonável. E para montar ambientes modulares, os painéis e portas são projetados e construídos como peças individuais. 

Além da versatilidade dos painéis modulares, sua segurança é comprovada por meio de diversos testes de desempenho. Os certificados de segurança, aprovados por órgãos competentes como o InMetro, são o que garantem a esses materiais sua alta performance e confiança. 

As principais normas e certificações que atestam a qualidade de portas e painéis para ambientes seguros incluem: 

  • NBR 10636:1989: normatiza painéis corta-fogo 

  • NBR 6479:1992: normas para porta corta-fogo 

  • NBR IEC 60529:2017 – IP66: normas de proteção contra água e pó 

  • EN 1627:2011 e EN 1630:2016 - Classe RC4/WK4: padroniza segurança contra arrombamento  

  • ASTM E 2226-15b:2016: descreve o teste de jato d’água após 240 minutos de fogo 

  • UL 00-GC- P0946: padronização de proteção contra penetração de água por sprinklers 

  • EN-50147-1:1996: define a eficiência da blindagem contra eletromagnetismo 

  • ISO 12944-6 e correlatas - Classificação C5 Very High: normas de proteção de corrosão de estruturas de aço por sistemas de pintura protetoras em atmosferas altamente agressivas e marítimas 

Os corpos de prova de painéis e portas seguras passam por testes que incluem: controle de acesso, proteção contrafogo, proteção contra água, resistência a furtos, proteção contra arrombamentos, proteção contra eletromagnetismo, resistência a efeitos abrasivos, proteção contra poeira, resistência a gases corrosivos e proteção contra fumaça. 

Que tipos de ambientes utilizam painéis e portas seguras? 

As portas e painéis seguras da Envolve garantem a máxima proteção do ambiente, sendo usada para diversas soluções de salas e finalidades, desde uma rota de fuga contra incêndio até a segurança física e alta disponibilidade de um data center. 

Os painéis com espessura de aproximadamente 3 polegadas, formam paredes, pisos e tetos moduláveis, com ou sem porta, para rotas de fuga ou isolamento de qualquer ambiente. 

As portas apresentam diferenciais que favorecem sua utilização com alta eficiência, possuindo uma espessura de aproximadamente 5 polegadas, e classificação de proteção corta-fogo igual à dos painéis (CF-60, CF-90, CF-120, CF-180 ou CF 240) com configurações adaptáveis a qualquer acesso de ambientes. 

A certificação CF (corta-fogo) das portas e painéis garante eficiência na estanqueidade, estabilidade e isolamento térmico, com certificação modelo 5, por organismo certificador

Alguns modelos de ambientes seguros que utilizam as portas e painéis da Envolve são: 

Sala Segura 

Uma sala segura é um ambiente construído com materiais e tecnologias para proteger bens de valor contra diversos tipos de sinistros, sejam elas de ação interna (como arrombamentos e acesso de pessoas não autorizadas), sejam de ações externas (como incêndios, alagamentos, etc.).  

As salas seguras possuem qualidade certificada para segurança física de datacenter, acervos e diversos bens e ativos. O sistema é composto por painéis modulares, com ou sem porta, para múltipla proteção física de diferentes ativos, formando uma sala dentro do ambiente de instalação, completamente independente da estrutura existente. 

Data Center Modular 

Trata-se de um ambiente modular que pode ser tanto indoor quanto outdoor, extensível, transportável e içável. O sistema é composto por painéis modulares, para múltipla proteção física de equipamentos de hardware, formando um ambiente completamente independente da estrutura existente. 

O Data Center Modular é uma solução completa para alta disponibilidade e o correto funcionamento de seu ambiente com sistemas de infraestrutura elétrica, climatização e acesso. Sua concepção técnica permite que ele possa ser ampliado no futuro sem necessidade do seu desmonte e a desinstalação dos ativos de TI/Telecom e infraestrutura. 

Rack Seguro para Data Centers 

Racks Seguros são estruturas críticas para a gestão de pequenos Data Centers de até 2 gabinetes. Criados com o propósito expresso de abrigar, proteger e manter refrigerados equipamentos sensíveis de um data center e seus componentes: roteadores, servidores, hubs, switches, cabos, ups, etc.  

Este modelo é ideal para prefeituras, agências bancárias, centros de distribuição, seguradoras, empresas públicas com comarcas, cartórios, postos de arrecadação e fiscalização, entre outros. 

Data Center Container 

Um Data Center Container da Envolve é uma solução modular construída com painéis certificados e com estrutura de içamento projetada para uso específico em data center, içável e transportável, com até 18 metros de comprimento, com modulação padrão de 3 em 3 metros (3, 6, 9,12, 15 e 18) sendo que seu comprimento pode ser ajustado às necessidades do projeto. Largura e altura fixas de 3,20 m – permitindo transporte por rodovias sem necessidade de batedores ou autorizações especiais.  

A Envolve Ambientes Seguros, por meio de seus canais de vendas, pode implementar em pouco tempo um Data Center Container, totalmente operacional sem o sofrimento e dedicação que um trabalho convencional acarreta. Ao mesmo tempo, qualquer expansão subsequente do projeto terá um impacto muito menor na infraestrutura já instalada e, portanto, não haverá custos associados a paralisações.